Manual de documentos oficiais

Manual epson l800 pdf

Manual de documentos oficiais

2 COMUNICAÇÃO ESCRITA OFICIAL Manual de do Estado do Paraná Objetividade A objetividade consiste no uso de termos adequados para que o pensamento seja expresso e entendido. 2. MANUAL DE REDAÇÃO OFICIAL APRESENTAÇÃO O Manual de Redação deverá guiar os servidores e colaboradores quanto à correta elaboração dos atos oficiais. Os atos oficiais, aqui entendidos como atos de caráter normativo, ou estabelecem regras para a conduta dos cidadãos, ou regulam o funcionamento dos órgãos públicos, o que só é alcançado se em sua elaboração for empregada a linguagem adequada. Na manual de documentos oficiais UFSB, pode ser tomado como exemplo de ata o registro do resultado manual de documentos oficiais das reuniões do CONSUNI (Conselho Universitário).NOÇÕES DE REDAÇÃO. Resolução nº 7 / - Institui o Manual de Elaboração manual de documentos oficiais de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica e revoga a Resolução CFP º 17/ Resolução nº 17 / - Fica instituído o Manual manual de documentos oficiais de Elaboração de Documentos, produzidos por psicólogos, decorrentes de Avaliações Psicológicas. Figura 5 – Exemplos de documentos de arquivo Inf Do qu ou um Fig Fon Ar ins.

Manual de Redação e de Atos Oficiais Capítulo I 1 – REDAÇÃO A elaboração de correspondências e atos oficiais deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. O curso é completo com ensinos de métodos e técnicas para escrever de forma clara, objetiva, impessoal, concisa e correta documentos oficiais: memorando, ofício, aviso, nota técnica, exposição de motivos, mensagem, pareceres e relatórios, segundo o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, o Manual de Redação da Presidência da República e os mais conceituados gramáticos. O propósito de se criar um Manual de Redação de Documentos Oficiais foi para tentar uniformizar as comunicações oficiais, em razão da grande diversificação nas comunicações no âmbito interno e externo da Instituição, quanto ao seu formato e suas modalidades. Na UFSB, pode ser tomado como exemplo de ata o registro do resultado das reuniões do CONSUNI manual de documentos oficiais (Conselho Universitário).

Há diversos documentos oficiais, como o aviso, o telegrama, correio eletrônico. Apresentação; Programa de Gestão Documental; Legislação referente a Gestão Documental; Comissões de Avaliação de Documentos - Formulários; Eliminação de Documentos; Planos e manual de documentos oficiais Tabelas. O propósito de se criar um Manual de Redação de Documentos Oficiais foi para tentar uniformizar as comunicações oficiais, em razão da grande diversificação nas comunicações no âmbito interno e externo da Instituição, quanto ao seu formato e suas modalidades. Com o intuito de facilitar a comunicação oficial do Governo manual de documentos oficiais do Estado de Santa Catarina, o manual de Padronização manual de documentos oficiais de Atos Oficiais chega a sua terceira edição com as novas regras ortográficas da língua portuguesa e o mesmo objetivo: orientar e uniformizar práticas seguidas cotidianamente na elaboração de atos administrativos. O Manual de Redação da Presidência da República simplificou e uniformizou as comunicações no serviço público. REQUERIMENTO É o instrumento utilizado para os mais diferentes tipos de solicitações às autoridades ou órgãos públicos. Câmara dos Deputados.

Nesse sentido, o manual tem a ˜nalidade de disseminar, para o público interno do Ministério. Percebendo a importância desse instrumento, também, no eixo das atividades de entidades comunitárias sem fins lucrativos, decidi, voluntariamente, elaborar este Manual de Elaboração de Documentos por algumas razões, em especial. Entre as linhas, o espaçamento deve ser de 1,5 cm e de 6 pontos (6pt antes e 6pt depois) após cada parágrafo, ou, se o editor de texto utilizado não comportar. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ de documentos MANUAL o\ufb01ciais Organizadores Suelene Silva Oliveira Nascimento Josete de Oliveira Castelo Branco Sales Célia Maria de Souza Sampaio Adriana Wanderley de Pinho Pessoa Maria de Fátima Saraiva Serpa Maria de Fátima de Oliveira Lima Ricardo Rodrigues da Silva Fortaleza-Ce dedocumentos MANUAL oficiais E x p E d i E n t E Prof. mínimo de padronização e formatação nos documentos oficiais, foi criado este pequeno manual, que tem como proposta a apresentação de normas e regras a serem aplicadas nos documentos do Instituto manual de documentos oficiais Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG).

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ de documentos MANUAL o\ufb01ciais Organizadores Suelene Silva Oliveira Nascimento Josete de Oliveira Castelo Branco Sales Célia Maria de Souza Sampaio Adriana Wanderley de Pinho Pessoa Maria de Fátima Saraiva Serpa Maria de Fátima de Oliveira Lima Ricardo Rodrigues da Silva Fortaleza-Ce dedocumentos MANUAL oficiais E x p . diminuir, de forma gradativa, algumas escritas inadequadas no momento da elaboração de documentos oficiais como memorandos, ofícios, proposições (Indicações, Requerimentos, como fonte o Manual de Redação da Presidência (). Estrutura Nome e qualificação do requerente. Trabalhar de forma prática e vivencial, todos os recursos indispensáveis à produção de documentos oficiais identificando a especificidade de cada um destes. O Guia do Tradutor é sem dúvida o mais importante documento de referência do Departamento de Língua Portuguesa da Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia. DE DOCUMENTOS OFICIAIS. A fonte deverá ser do tipo Arial de corpo 12 no texto em geral.

MANUAL DE REDAÇÃO OFICIAL APRESENTAÇÃO O Manual de Redação deverá guiar os servidores e colaboradores quanto à correta elaboração dos atos oficiais. No caso da redação oficial, quem comunica é sempre a Administração Pública; o que. Forma de tratamento, nome, cargo/instituição e cidade/estado. Cuidado! NOÇÕES DE REDAÇÃO. Espera-se que se. REDAÇÃO OFICIAL 4 - Modelos de Comunicações Oficiais Ofício, Aviso, Memorando, Exposição de Motivos. Manual para elaboração de documentos oficiais É a modalidade de comunicação usada entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes.

O mesmo se dá com os expedientes oficiais, cuja finalidade precípua é a. MANUAL DE DOCUMENTOS OFICIAIS UFSB - FEVEREIRO DE 12 ATA É um documento que registra resumidamente e com clareza as ocorrências, deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou manual de documentos oficiais assembleias. A primeira versão do Manual foi aprovada pela Resolução no , de 16 de março de , e os modelos de documentos criados foram inseridos no Sistema Próton para. Os assuntos serão tratados em volumes distintos: padronização e documentos administrativos; atos normativos; documentos legislativos, técnica legislativa e pronunciamento parlamentar; e língua portuguesa – dúvidas Author: Brasil. Documentos oficiais 2. ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO ALVARENGA Estrada dos Alvarenga, De segunda a sexta-feira, 8h às 17h Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Veja grátis o arquivo Manual de Redação Oficial enviado para a disciplina de Redação de Documentos Oficiais e Comerciais Categoria: Outro - de atividades, construção da realidade, identidade e planejamento das organizações. 5.

Pedido de deferimento. Manual de Redação da Presidência da República não são seguidos. Manual de Comunicação Oficial Os documentos oficiais, segundo a necessidade de sigilo Grau de sigilo a) Secreto Documento cujo trato requer alto grau de segurança e cujo teor só deve ser do conhecimento de agentes públicos diretamente ligados ao seu estudo ou manuseio. PROCEDIMENTO DE RECEBIMENTO DE DOCUMENTOS OFICIAIS E VISITAS DE AGENTES PÚBLICOS manual de documentos oficiais DOCUMENTO ORIGINAL PROIBIDA A REPRODUÇÃO PARCIAL OU INTEGRAL 1.

Feb 06, · Nesse vídeo, a professora de Redação e de Língua Portuguesa do Rico Domingues, Mercedes Bonorino, fala sobre o manual de redação da Presidência da República. A base principal utilizada foi o Manual de Redação da Presidência da. manual de documentos oficiais Além das características da redação oficial e das formas de atos administrativos, considerou-se importante contemplar alguns padrões de publicação para documentos. Como vimos acima, o Manual de Redação especifica a padronização de comunicações oficiais, de modo que a manual de documentos oficiais redação dos atos possa seguir um padrão e assim organizar as correspondências conforme a natureza do documento.

Este Manual manual de documentos oficiais de Atos e Comunicações Oficiais tem por objetivo orientar e padronizar a redação oficial dos atos administrativos, bem como a forma e o conteúdo dos documentos produzidos no âmbito da Universidade, com vista a dar suporte ao servidor, propiciando-lhe a. Mar 26,  · Documentos oficiais 1. De.

de documentos ociais MANUAL de documentos oficiais Organizadores Suelene Silva Oliveira Nascimento Josete de Oliveira Castelo Branco Sales Clia Maria de Souza Sampaio Adriana Wanderley de Pinho Pessoa Maria de Ftima Saraiva Serpa Maria de Ftima de Oliveira Lima Ricardo Rodrigues da Silva. 37 da Constituição Federal. Assim, o Manual de Atos Oficiais prescreve assuntos elementares pertinentes à comunicação oficial, por meio da apresentação de diretrizes gerais sobre a redação oficial, princípios administrativos e especificações de documentos. Redação oficial é mais do que apenas o Manual. Ou seja, o órgão do serviço público comunica algum assunto relativo às suas atribuições. Sua preparação para o concurso do INSS: [HOST] Ainda não conhece o AlfaCon?

Objetivo geral. MANUAL. o Manual de Padronização de Documentos, Atos e Correspondências Oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego representa um esforço no sentido de contribuir para a melhoria contínua dos processos de trabalho das unidades do Ministério, bem como da gestão de documentos. Documentos oficiais 2. Deve vir sempre no canto inferior esquerdo da primeira página. Além de ser uma ferramenta indispensável no trabalho diário dos tradutores do departamento Códigos atribuídos aos documentos oficiais . É o ato de desenvolver os documentos oficiais, dentro das normas e padrões existentes. Público alvo.

3. A seguir, citam-se alguns desses deslizes muito recorrentes na construção de frases, registrados em documentos oficiais. A Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Corregedoria-Geral da União (CRG), disponibiliza na internet o Novo Manual de Processo Administrativo Disciplinar (PAD). A publicação tem por objetivo fornecer, a todos aqueles que atuam na área de correição, o suporte e a padronização necessários ao adequado desempenho das suas.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR. MANUAL DE REDAÇÃO OFICIAL Brasília GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL QUARTEL DO COMANDO-GERAL Os pronomes de tratamento devem ser adequadamente utilizados nos documentos oficiais. Conceito Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige manual de documentos oficiais atos normativos e comunicações. Há diversos documentos oficiais, como o aviso, o telegrama, correio eletrônico. 37 da Constituição Federal.

Tendo em vista a publicação da 3ª edição do Manual de Redação da Presidência da República e as alterações manual de documentos oficiais substanciais que essa publicação apresenta quanto às regras de elaboração de documentos oficiais, o Gabinete da Reitoria criará um manual de documentos oficiais Grupo de Trabalho com vistas a analisar e sistematizar as novas regras no âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pedido de deferimento. MANUAL. O sujeito é o ser de quem se fala ou que executa a ação enunciada na oração. A publicação tem por objetivo fornecer, a todos aqueles que atuam na área de correição, o suporte e a padronização necessários ao adequado desempenho das suas 5/5(4). Ele pode ter complemento, mas não ser complemento. O curso destina-se a profissionais interessados na elaboração e/ou produção de documentos oficiais.

Com o objetivo de orientar e padronizar a redação administrativa dos documentos produzidos no âmbito de nosso universo acadêmico, durante os meses de setembro e outubro disponibilizaremos on-line, para toda nossa comunidade, um Manual de Elaboração de Documentos Oficiais da FUNECE/UECE. Em respostas dadas ao questionário, os funcionários demonstraram falta de qualificação e de conhecimento sobre redação de documentos oficiais, julgando necessário, nesse passo, exato norteamento para padronização dos mesmos. É basicamente a compilação das orientações da nova edição do Manual de Redação da Presidência e algumas outras fontes elencadas nas referências bibliográficas, com as devidas.

Sigilo/Tramitação Os documentos oficiais, segundo a necessidade de sigilo e quanto à extensão de sua divulgação no âmbito administrativo, têm os seguintes graus e correspondentes. Comissão encarregada de elaborar, sem ônus, a primeira Edição do Manual de Redação da Variações dos documentos oficiais 36 Exposição de Motivos 7 Definição e finalidade 37 Forma e estrutura 37 Sistema de Geração e Tramitação de Documentos Oficiais (Sidof) O curso é completo manual de documentos oficiais com ensinos de métodos e técnicas para escrever de forma clara, objetiva, impessoal, concisa manual de documentos oficiais e correta documentos oficiais: memorando, ofício, aviso, nota técnica, exposição de motivos, mensagem, pareceres e relatórios, segundo o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, o Manual de Redação da Presidência da República e os mais conceituados gramáticos. arquivística e no uso de ferramentas de controle e acompanhamento de documentos, com o intuito de desenvolver capacidades e atitudes que permitam o aprimoramento de sua competência pro˜ssional. Além das características da manual de documentos oficiais redação oficial e das formas de atos administrativos, considerou-se importante contemplar alguns padrões de publicação para documentos. A partir das demandas identificadas pela Chefia de Gabinete da Reitoria, percebeu-se. Exposição e manual de documentos oficiais solicitação. Fortaleza-Ce A estética dos diversos tipos de documentos serão apresentadas nos modelos dispostos em ordem alfabética neste Manual e disponibilizados na intranet.

Problemas com o Sujeito. O Manual de redação da Câmara dos Deputados foi reformulado e dividido em temas, para facilitar o manuseio e a consulta. ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO ALVARENGA Estrada dos Alvarenga, De segunda a sexta-feira, 8h às 17h Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. mínimo de padronização e formatação nos documentos oficiais, foi criado este pequeno manual, que tem como manual de documentos oficiais proposta a apresentação de normas e regras a serem aplicadas nos documentos do Instituto Federal manual de documentos oficiais de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG).

. Manual de Documentos Oficiais. PROCEDIMENTOS Recebimento de Documentos Oficiais São denominados documentos oficiais todos aqueles recebidos de Órgãos dos Poderes Executivo. Percebendo a importância desse instrumento, também, no eixo das atividades de entidades comunitárias sem fins lucrativos, decidi, voluntariamente, elaborar este Manual de Elaboração de Documentos por algumas razões, em especial.

Interessa-nos tratá-la do ponto de vista do Poder [HOST]ERÍSTICAS A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem /5(50). Exposição manual de documentos oficiais e solicitação. Tipos de documentos oficiais: Como vimos acima, o Manual de Redação especifica a padronização de comunicações oficiais, de modo que a redação dos atos possa seguir um padrão e assim organizar as correspondências conforme a natureza do documento. Tipos de documentos oficiais: Como vimos acima, o Manual de Redação especifica a padronização de comunicações oficiais, de modo que a redação dos atos possa seguir um padrão e assim organizar as correspondências conforme a natureza do documento.

Jan 05, · Redação de correspondências oficiais para concurso público com a Professora Giancarla. José Jackson. A base principal utilizada foi o Manual de Redação da Presidência da. Diários Oficiais; Legislação Estadual; Serviços Arquivo do Estado. Documento de Arquivo: toda informação registrada, original, única e autêntica que resulta da acumulação de documentos, em qualquer suporte, produzidos ou recebidos, no exercício de suas competências, funções e atividades por uma pessoa física ou jurídica. A redação oficial técnica.

Assim, o Manual de Atos Oficiais prescreve assuntos elementares pertinentes à comunicação oficial, por meio da apresentação de diretrizes gerais sobre a redação oficial, princípios administrativos e especificações de documentos. Apesar disso, este manual ainda não trata de todos os atos elaborados na Sefaz, e sim os principais de cada contexto. Jan 05,  · Redação de correspondências oficiais para concurso público com a Professora Giancarla.

De. A partir das demandas identificadas pela Chefia de Gabinete da Reitoria, percebeu-se. Há diversos documentos oficiais, como o aviso, o telegrama, correio eletrônico. Feb 19,  · A Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Corregedoria-Geral da União (CRG), disponibiliza na internet o Novo Manual de Processo Administrativo Disciplinar (PAD). Devem ser manual de documentos oficiais evitadas, portanto, construções como. Com o objetivo de orientar e padronizar a redação administrativa dos documentos produzidos no âmbito de nosso universo acadêmico, durante os meses de setembro e outubro disponibilizaremos on-line, para toda nossa comunidade, um Manual de Elaboração de Documentos Oficiais da FUNECE/UECE. A fonte deverá ser do tipo Arial de corpo 12 no texto em geral.

Bons estudos. Inscreva-se. Dec 23,  · Vídeo aula sobre redação oficial. Tendo em vista a publicação da 3ª edição do Manual de Redação da Presidência da República e as alterações substanciais que essa publicação apresenta quanto às regras de elaboração de documentos oficiais, o Gabinete da Reitoria criará um Grupo de Trabalho com vistas a analisar e sistematizar as novas regras no âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Na diagramação dos documentos oficiais emitidos pelas unidades administrativas deverão ser observados os seguintes padrões de formatação, exceto quando houver ressalvas em contrário. O curso destina-se a profissionais interessados na elaboração manual de documentos oficiais e/ou produção de documentos oficiais. Manual de do Estado do Paraná O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre: a) da ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um ser eliminadas, pois comprometem a eficácia do documento.

(Diário Oficial da União de 15 de janeiro de ). DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA N/A 6. No caso da redação oficial, quem comunica é manual de documentos oficiais sempre a Administração Pública; o que. A primeira edição do Manual de redação de correspondências e atos oficiais da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) objetivou padronizar a escrita oficial da Instituição, de modo a atender a ação proposta no Plano Anual de Trabalho (PAT) / Esta segunda edição, revista e atualizada, contempla. INTRODUÇÃO O “Procedimento de Recebimento de Documentos Oficiais e Visitas de Agentes Públicos” tem por objetivo instruir todas as Portarias da Melhoramentos CMPC. Comissão encarregada de elaborar, sem ônus, a primeira Edição do Manual de Redação da Variações dos documentos oficiais 36 Exposição de Motivos. b) Confidencial Documento que enseja prejuízos a terceiros ou.

Nas comunicações técnicas e burocráticas, em. A redação oficial técnica. Apesar disso, este manual ainda não trata de todos os atos elaborados na Sefaz, e sim os principais de cada contexto. DE DOCUMENTOS OFICIAIS. Tribunal de.

REQUERIMENTO É o instrumento utilizado para os mais diferentes tipos de solicitações às autoridades ou órgãos públicos. Coleção Pontos de Acesso; História Administrativa do manual de documentos oficiais Paraná; Manual de Gestão de Documentos; Manual de Escrita Oficial; Gestão de Documentos. Mar 26, · Documentos oficiais 1. Apresentação o Manual de Padronização de Documentos, Atos e Correspondências Oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego representa um esforço no sentido de contribuir para a melhoria contínua dos processos de trabalho das unidades do Ministério, bem como da gestão de documentos. A primeira edição do Manual de redação de correspondências e atos oficiais da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) objetivou padronizar a escrita oficial da Instituição, de modo a atender a ação proposta no Plano Anual de Trabalho (PAT) / Esta segunda edição, revista e atualizada, contempla. Trata-se, portan-to, de uma forma de comunicação interna manual de documentos oficiais da Prefeitura, autarquias e fundações do Município. Feb 06,  · Veja grátis o arquivo Manual de Redação Oficial enviado para a disciplina de Redação de Documentos Oficiais e Comerciais Categoria: Outro - /5(7). de atividades, construção da realidade, identidade e planejamento das organizações.

MANUAL DE DOCUMENTOS OFICIAIS UFSB - FEVEREIRO DE 12 ATA É um documento que registra resumidamente e com clareza as ocorrências, deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assembleias. A IMPORTÂNCIA DA PADRONIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA manual de documentos oficiais IDENTIDADE INSTITUICIONAL (Normatização de Documentos Oficiais do IFTM – estudo de caso) Versão final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri. Com essa portaria, a Presidência revogou a Portaria nº do Ministério da Justiça de O Manual da Presidência foi elaborado com o fim de aplicar à. Manual de Padronização de Atos Administrativos Normativos 3 Características gerais dos documentos oficiais As características gerais e imprescindíveis da redação oficial são as mesmas que afetam a Administração Pública, conforme o caput do art. O Manual de Redação da Presidência da República traz muitas manual de documentos oficiais dessas normas e deve ser consultado quando for impossível ter acesso ao manual oficial de um órgão específico. Manual de Documentos Oficiais 8 Entre as linhas, o espaçamento deve ser de manual de documentos oficiais 1,5 cm e de 6 pontos (6pt antes e 6pt depois) após cada parágrafo, ou, se o editor de texto utilizado não comportar tal recurso, de uma linha em branco.

Interessa-nos tratá-la do ponto de vista do Poder Executivo. A Impessoalidade A finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. Estrutura Nome e qualificação do requerente. É de fundamental.

Manual de Documentos Oficiais 8 Entre as linhas, o espaçamento deve ser de 1,5 cm e de 6 pontos (6pt antes e manual de documentos oficiais 6pt depois) após cada parágrafo, ou, se o editor de texto utilizado não comportar tal recurso, de uma linha em branco. Aspectos gerais da padronização de documentos oficiais Redação oficial é basicamente a maneira pela qual o Poder Público redige seus atos. Sua preparação para o concurso do INSS: manual de documentos oficiais [HOST] Ainda não conhece o AlfaCon?

Manual de Redação e de Atos Oficiais Capítulo I 1 – REDAÇÃO A elaboração de correspondências e atos oficiais deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Há diversos documentos oficiais, como o aviso, o telegrama, correio eletrônico. Manual de Documentos Oficiais.

Reprodução de Documentos; Noções Sobre Preservação de Documentos; Manual básico de preservação de documentos; Vídeos sobre Conservação de Documentos; Modelos de Documentos e Métodos adotados pela Administração Pública. Para que haja. Manual de Padronização de Atos Administrativos Normativos 3 Características gerais dos documentos oficiais As características gerais e imprescindíveis da redação manual de documentos oficiais oficial são as mesmas que afetam a Administração Pública, conforme o caput do art. Este Manual de Atos e Comunicações Oficiais tem por objetivo orientar e padronizar a redação oficial dos atos administrativos, bem como a forma e o conteúdo dos documentos produzidos no âmbito da Universidade, com vista a dar suporte ao servidor, propiciando-lhe a. ESCOPO. Trabalhar de forma prática e vivencial, todos os recursos indispensáveis à produção de documentos oficiais identificando a especificidade de cada um destes. Público alvo.

Identificação: PJR Revisão 01 Acesso livre Página 2 de 6 DOCUMENTO ORIGINAL PROIBIDA A REPRODUÇÃO PARCIAL OU INTEGRAL 5. Tipos de documentos oficiais.) HELIO SOARES DE manual de documentos oficiais MORAES Dissertação de Mestrado. MANUAL de documentos oficiais Organizadores Suelene Silva Oliveira Nascimento Josete de Oliveira Castelo Branco Sales Clia Maria de Souza Sampaio Adriana Wanderley de Pinho Pessoa Maria de Ftima Saraiva Serpa Maria de Ftima de Oliveira Lima Ricardo Rodrigues da Silva. Como vimos acima, o Manual de Redação especifica a padronização de comunicações oficiais, de modo que a redação dos atos possa seguir um padrão e assim organizar as correspondências conforme a natureza do documento. Congresso Nacional.

manual de documentos oficiais 4 MANUAL DE PADRONIZAÇÃO DE DOCUMENTOS OFICIAIS 1. Inscreva-se. Objetivo geral. de sua finalidade. Tipos de documentos oficiais. Conceito Em uma frase, pode-se dizer que manual de documentos oficiais redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.

O emprego destes pronomes de tratamento está disciplinado no Anexo I. Com o intuito de facilitar a comunicação manual de documentos oficiais oficial do Governo do Estado de Santa Catarina, o manual de Padronização de Atos Oficiais chega a sua terceira edição com as novas regras ortográficas da língua portuguesa e o mesmo objetivo: orientar e uniformizar práticas seguidas cotidianamente na elaboração de atos administrativos. de documentos ociais. Entre as linhas, o espaçamento deve ser de 1,5 cm e de 6 pontos (6pt antes e 6pt depois) após cada parágrafo, ou, se o editor de texto utilizado não comportar. Neste Manual, fonte de consulta permanente para os servidores públicos, serão encontradas normas gerais e técnicas de elaboração e redação de documentos oficiais, além de orientações sobre padrões de procedimento, formato e apresentação das comunicações administrativas escritas. A primeira versão do Manual foi aprovada pela Resolução no , de 16 de março de , e os modelos de documentos criados foram inseridos no Sistema Próton para.

Apresentamos o Manual de Padronização de Documentos Oficiais do Município de São Bernardo do Campo.


Comments are closed.

html Sitemap xml